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Brass: Lancashire - publicado pela primeira vez como Brass - é um jogo de estratégia económica que conta a história de empresários de algodão concorrentes em Lancashire durante a revolução industrial. O jogador tem de desenvolver, construir e estabelecer as suas indústrias e redes para poder capitalizar a procura de ferro, carvão e algodão. O jogo desenrola-se em duas partes: a fase do canal e a fase do caminho de ferro. Para ganhar o jogo, tem de marcar o maior número de pontos de vitória (VPs), que são contados no final de cada parte. Os VPs são ganhos com os seus canais, carris e peças industriais estabelecidas (viradas). Em cada ronda, os jogadores jogam à vez de acordo com a ordem dos turnos, recebendo duas acções para realizar qualquer uma das seguintes acções.
Duração | Até 120 minutos |
---|---|
Idioma | EN |
Idade | 14+ |
Categoria | Estratégia |
Promoção | Natal 🤶 |
Construir uma telha de indústria
Construir uma via férrea ou um canal
Desenvolver uma indústria
Vender algodão
Contrair um empréstimo
No final do turno de um jogador, este substitui as duas cartas que jogou por mais duas do baralho. A ordem dos turnos é determinada pela quantidade de dinheiro que um jogador gastou no turno anterior, do menor gasto primeiro para o maior gasto. Este mecanismo de ordem de turno abre algumas opções estratégicas para os jogadores que vão mais tarde na ordem de turno, permitindo a possibilidade de turnos consecutivos.
Depois de todas as cartas terem sido jogadas pela primeira vez (com o tamanho do baralho a ser ajustado ao número de jogadores), a fase do canal termina e começa uma ronda de pontuação. Após a pontuação, todos os canais e todas as indústrias de nível mais baixo são removidos do jogo, após o que são distribuídas novas cartas e começa a fase dos carris. Durante esta fase, os jogadores podem agora ocupar mais do que um local numa cidade e é possível construir uma ligação dupla (embora cara). No final da fase de carris, tem lugar outra ronda de pontuação e é coroado um vencedor.
As cartas limitam o local onde pode construir as suas indústrias, mas qualquer carta pode ser utilizada para as acções de desenvolver, vender algodão ou construir ligações. Isto leva a uma estratégia de tempo/armazenamento de cartas. Os recursos são comuns, pelo que, se um jogador construir uma linha de caminho de ferro (que requer carvão), tem de utilizar o carvão da fonte mais próxima, que pode ser a mina de carvão de um adversário, o que, por sua vez, faz com que essa mina de carvão fique mais perto de pontuar (ou seja, de ser utilizada).
Brass: Lancashire, a edição de 2018 da Roxley Games, reinicia a edição original de Brass da Warfrog Games com novas obras de arte e componentes, bem como algumas alterações de regras:
As regras de ligação virtual entre Birkenhead passaram a ser opcionais.
A experiência para três jogadores foi aproximada da experiência ideal de quatro jogadores, encurtando cada metade do jogo numa ronda e ajustando ligeiramente o baralho e as peças do mercado distante para garantir uma experiência consistente.
As regras para dois jogadores foram criadas e podem ser jogadas sem a necessidade de um tabuleiro alternativo.
O moinho de algodão de nível 1 vale agora 5 PV para o tornar um pouco menos terrível.
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