Envios e devoluções
Salvo raras exceções alheias à Gameplanet, todas as encomendas concluídas e pagas por Cartão de Crédito ou Multibanco, conta Paypal ou Payshop, serão expedidas no prazo máximo de 3 dias úteis, através dos CTT.
Os portes de envio têm um custo de 6,00€ para Portugal Continental, salvo algum produto que, devido às suas características, possa ter um valor diferente mas que será devidamente identificado na ficha do produtos. Para envios para a Madeira e Açores, será necessário solicitar informação à Gameplanet sobre o valor dos portes a aplicar, conforme o local de destino.
A opção de pagamento por transferência bancária terá um prazo de confirmação que variará entre as 24h e 5 dias úteis (dependendo do país de origem da transferência). Neste método de pagamento, a Gameplanet não tem qualquer controlo relativamente ao prazo de execução do movimento bancário, sendo este da responsabilidade do Banco do Cliente. Nestes casos, a encomenda será expedida no dia em que recebermos a confirmação do pagamento por parte do banco.
Se tivermos alguma questão relacionada com a encomenda (morada de entrega, confirmação de pagamento, produtos fora de stock, etc.), iremos contactar o cliente através do nosso Apoio ao Cliente. Esperaremos por uma resposta durante três dias úteis. A encomenda não será enviada até obtermos uma resposta à nossa mensagem. Se não obtivermos qualquer resposta dentro deste período de tempo cancelaremos a encomenda e procederemos ao seu reembolso.
Entrega
Uma vez expedida a encomenda, o cliente receberá um e-mail de confirmação com a respetiva fatura, o número de envio atribuído e uma hiperligação para que possa efetuar o seguimento da encomenda no site da transportadora.
As encomendas são entregues de segunda a sexta-feira, com exceção dos feriados locais ou nacionais, na morada que o cliente indicar ao efetuar as mesmas.
O cliente poderá receber a encomenda onde desejar (exceto em apartados), de segunda a sexta-feira. Para isso, basta fornecer-nos a morada onde estará presente entre as 9h e as 19h. Será feita uma tentativa de entrega por um estafeta da transportadora escolhida na morada indicada pelo cliente.
AVISO: Não é possível escolher uma hora de entrega específica, dado que a mesma estará condicionada pela rota definida pela transportadora para o estafeta no dia da entrega.
O fornecimento de uma morada de entrega incorreta ou incompleta pode originar a sua devolução à Gameplanet, originando custos adicionais para o cliente. Recomendamos que este se certifique sempre de que a morada de entrega indicada aquando do registo da encomenda está efetivamente correta e completa. Uma vez a encomenda processada, não é possível alterar a morada de entrega, nem os dados de faturação que indicou.
PRAZOS DE ENTREGA
Portugal Continental
Uma vez expedida a sua encomenda estimamos um prazo de entrega de 2 a 5 dias úteis.
Encomendas Não Entregues ao Cliente
No caso de uma encomenda pré-paga ser devolvida à Gameplanet por razões não imputáveis à Gameplanet ou ao transportador, a Gameplanet fará o reembolso do valor pago pela mesma, deduzido dos custos de envio e devolução. As encomendas pré-pagas são as pagas por Cartão de Crédito, PayPal, Multibanco, Payshop ou Transferência Bancária.
O cliente poderá optar pelo reembolso no método de pagamento original ou através de um cupão de reembolso que poderá ser utilizado numa encomenda futura. O cupão terá uma validade de 12 meses a partir da data de criação do mesmo. Findo esse prazo, não haverá lugar a qualquer tipo de reembolso. No caso do pagamento original ter sido efetuado por Multibanco ou Transferência Bancária, o cliente terá de fornecer os dados bancários para que o reembolso seja efetuado. Se o motivo da entrega não conseguida e devolução da encomenda for da responsabilidade do transportador, independentemente do método de pagamento escolhido, o cliente terá de nos enviar uma reclamação escrita que será analisada pelo transportador. No caso do problema com a entrega ter sido provocado por uma morada incorreta ou incompleta, pedimos que o cliente anexe um comprovativo de morada (por exemplo, conta de eletricidade, água ou gás) à reclamação.
A solução que a Gameplanet apresentará ao cliente dependerá da resposta dada pelo transportador. Deste modo, nos casos de reclamações originadas pelo serviço de transporte, apenas poderemos apresentar uma solução ao cliente após obtermos resposta do transportador. Se o transportador aceitar a responsabilidade total pela devolução da encomenda e se todos os artigos originalmente encomendados se encontrarem disponíveis, iremos sugerir ao cliente o reenvio sem custos adicionais. Se a encomenda original tiver sido paga por Cartão de Crédito, Multibanco ou Transferência Bancária, em vez de uma encomenda de substituição, o cliente poderá optar pelo reembolso. Se o transportador não aceitar a responsabilidade, não poderemos aceitar a reclamação, o que significa que o reembolso ou encomenda de substituição será sujeito aos termos acima mencionados relativos às encomendas devolvidas por razões não imputáveis à Gameplanet ou ao transportador.
Devoluções
Caso o cliente pretenda devolver um ou mais artigos, poderá fazê-lo no prazo de 30 dias após a receção da encomenda, desde que os produtos se encontrem intactos, selados, completos e dentro da embalagem original, a qual não poderá estar danificada, alterada ou riscada. O cliente deverá garantir que o(s) artigo(s) devolvido(s) chega(m) às nossas instalações no prazo de 14 dias a contar da sua entrega.
Para exercer o seu direito de devolução, o cliente deverá contactar o nosso Apoio ao Cliente, especificar o número da encomenda, a descrição ou a referência do(s) produto(s) que pretende devolver e qual a forma de reembolso que deseja. O reembolso poderá ser feito através do método de pagamento original ou através de um cupão de reembolso, o qual tem uma validade de 12 meses a contar da data da sua emissão. Findo esse prazo, não haverá lugar a um novo reembolso.
O cliente terá também de ter em atenção se o produto que pretende devolver foi adquirido no âmbito de alguma campanha promocional e se, por esse motivo, beneficiou de algum produto de oferta. Se tiver sido o caso, deverá devolver não só o produto em questão, mas também a oferta que lhe foi atribuída com a sua compra. Ambos os produtos deverão cumprir as diretrizes anteriormente mencionadas.
A devolução de produtos incompletos, danificados ou riscados, assim como de produtos sem a embalagem e/ou etiqueta original, ou produtos com sinais de terem sido utilizados, não será aceite.
Trocas
O cliente deverá proceder à devolução do(s) artigo(s), solicitar o respetivo reembolso e efetuar uma nova compra. Caso o cliente decida devolver os produtos comprados, a GAMEPLANET reserva-se ao direito de não aceitar a devolução de produtos caso os artigos devolvidos não estejam no estado original com a sua embalagem selada de fábrica (selado e sem dano, no caso dos artigos novos, ou completos no caso dos produtos da secção outlet). A abertura dos artigos através da remoção do celofane ou da selagem (ou invólucro similar) será interpretada como aceitação dos produtos e perderá assim o direito de devolver o(s) produto(s). Após a receção da encomenda, o cliente dispõe de um prazo máximo de 14 dias para manifestar a sua intenção de proceder à devolução de um ou mais artigos e de um prazo máximo de 28 dias para devolver o(s) seu(s) artigo(s), contabilizado a partir da data de receção da encomenda. Para proceder à devolução deverá enviar um email para: info@gameplanet.pt. De seguida, a GAMEPLANET irá contactá-lo(a) para o(a) esclarecer relativamente a todos os passos a seguir para proceder à devolução do artigo, sendo que as despesas da mesma ficarão ao encargo do(a) CLIENTE, exceto se a responsabilidade for da parte da GAMEPLANET. Nessa última situação a GAMEPLANET assumirá às despesas inerentes à devolução e consequente reenvio, se aplicável. Após a receção da totalidade dos produtos encomendados, ou apenas de parte deles, nas instalações da GAMEPLANET, procederemos ao seu tratamento num prazo médio de uma semana. No caso da devolução se confirmar, ser-lhe-á devolvido o valor através de transferência bancária, caso o pagamento tenha sido realizado através de MB Way, de uma referência Multibanco ou de Transferência Bancária. É necessário que para que tal aconteça o cliente faculte o IBAN, o qual será apenas utilizado para efeitos da devolução em causa. A devolução é feita no prazo médio de uma semana. As devoluções são efetuadas, da parte da Gameplanet, no prazo de 1 a 2 semanas.
Cancelamento
O cliente tem o prazo de 14 dias para proceder ao cancelamento da compra.
Métodos de Reembolso
A Gameplanet fará o possível para reembolsar o cliente rapidamente, salvaguardando, no entanto, um prazo máximo de 15 dias a contar da receção da devolução.
Se o pagamento tiver sido feito por cartão de crédito, o reembolso será efetuado no próprio cartão e constará no próximo extrato do mesmo.
Se o pagamento tiver sido feito por Multibanco, será pedido ao cliente que nos forneça os dados da conta para a qual pretende que o valor do reembolso seja transferido.
O cliente também pode optar por ser reembolsado através de um cupão de desconto, independentemente do método de pagamento original. O cupão terá uma validade de 12 meses a partir da data de criação do mesmo. Findo esse prazo, não haverá lugar a qualquer tipo de reembolso.
Reembolso dos Gastos de Envio
Caso o motivo da devolução da encomenda tenha sido da responsabilidade da Gameplanet, reembolsaremos os respetivos gastos de envio (exemplo: produtos com defeito ou diferentes dos artigos efetivamente encomendados).